Artigos do nosso Blog

Não use anti-inflamatório para a dor

anti-inflamatório para a dor

Quando a dor muscular aumenta, muitas pessoas pensam em tomar anti-inflamatório para a dor, com o objetivo de diminuir o incômodo, principalmente após um treino pesado na academia. Porém, nem sempre essa é a melhor solução.

Como assim? Vamos explicar quais os riscos e a necessidade de resistir à tentação.

Anti-inflamatórios, o que são?

A dor muscular após qualquer atividade com esforço ou exercício físico é uma reação normal do organismo. Para aliviar esse sintoma, muitas pessoas recorrem a medicamentos que são vendidos sem receita médica.

Esses são chamados de anti-inflamatórios e podem até amenizar a dor, mas têm efeitos colaterais importantes e o uso inadequado traz riscos.

Se ingeridos de forma inadequada, podem:

•         causar problemas no fígado, nos rins, intoxicação
  •         aumentam a sonolência prejudicando a pessoa que precisa dirigir ou operar equipamentos
  •         diminuem a produção do muco que reveste e protege partes do sistema digestivo, provocando irritação no esôfago e no estômago
  •         levam a sangramentos e arritmias cardíacas nos casos mais graves

Riscos da automedicação

As pessoas se automedicam por motivos culturais. Acreditando que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato. Outras causas que contribuem para essa prática são a venda livre de medicamentos. O livre acesso às informações na internet sobre doenças e indicações de amigos também influenciam.

Porém, os medicamentos, em especial os anti-inflamatórios, podem trazer riscos à saúde. O principal problema é o fato da automedicação ocorrer de forma incorreta. Mascarando lesões graves e atrasando o diagnóstico de determinadas doenças, agravando o quadro.

Além disso, outros riscos trazem consequências perigosas ao organismo, como:

• Interação de medicamentos: combinar remédios pode anular ou potencializar o efeito de algum deles. Além disso, combinações inadequadas podem ocasionar problemas cada vez maiores. Geralmente, as bulas fornecem informações sobre esse problema, formas corretas de administração e efeitos colaterais. Mas os pacientes não possuem costume de ler o documento.
  • Resistência de microrganismos: usar anti-inflamatórios de forma constante e em excesso compromete a eficácia do tratamento. Acontece que o micróbio pode resistir aos efeitos da medicação anteriormente utilizada para tratá-los. Tornando-o cada vez mais difícil de eliminar, exigindo doses elevadas ou remédios alternativos, que podem ser caros ou tóxicos.
  • Intoxicação medicamentosa: analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos são os maiores causadores de intoxicação pelo uso de medicamentos. O problema surge quando há uma superdosagem na ingestão do remédio, alterando suas funções, resultando em reações alérgicas e agressões ao organismo. Alguns sintomas são: vômitos, dor, hálito com cheiro anormal, confusão mental. Em quadros graves de intoxicação, pode haver a morte do paciente.
  • Dependência: o alívio imediato após o uso de anti-inflamatório para a dor pode tornar-se um vício. E pode fazer com que o paciente não viva mais sem o remédio. O uso abusivo e cada vez maior faz com que a substância não tenha efeito no organismo ao longo do tempo. Podendo gerar complicações ainda mais sérias à saúde.

Não use anti-inflamatório para a dor

A orientação é de sempre procurar um médico ao sentir qualquer sintoma de dor.

Evite recomendações de amigos e não tome medicamentos sem prescrição médica. O profissional avalia seu histórico de saúde e verifica se não há risco de interação ou efeito colateral.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!