Artigos do nosso Blog

E se não for fibromialgia?

E se não for fibromialgia?

Dores pelo corpo nem sempre significa fibromialgia. Veja a seguir 7 condições clínicas que podem provocar dores generalizadas e simular essa doença.

 

O que é fibromialgia?

Fibromialgia é uma síndrome crônica em que a pessoa sente dores generalizadas por todo o corpo durante longos períodos. Além de sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

Podem vir acompanhadas de fadiga, perturbações do sono, distúrbios emocionais, perturbações gastrointestinais. Por isso, os sintomas de fibromialgia são muito similares a outras síndromes.

Dessa forma, é importante realizar um diagnóstico da fibromialgia com um reumatologista ou pelo médico especialista em dor. Não há exames específicos, apenas análise do quadro clínico. O médico avalia os sintomas, a intensidade das dores, o histórico do paciente e hábitos, como uso de medicamentos e suplementos.

 

7 condições clínicas que simulam a fibromialgia

Levando em consideração que os sintomas de fibromialgia são comuns a outras doenças que possuem tratamento diferente, é muito comum confusão quando você tenta se autodiagnosticar.

Veja alguns exemplos de patologias que podem coexistir:

 

1. Doenças inflamatórias ou reumatológicas

As doenças inflamatórias ou reumatológicas incluem inúmeras enfermidades, que afetam articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático. Como por exemplo:

  • Artrite
  • Lúpus
  • Artrose

Provocam dor, deformação e limitação de movimentos em qualquer parte do corpo. Sobretudo mãos e punhos, provocando rigidez matinal, fadiga e dificuldades em realizar atividades diárias.

 

2. Dores miofasciais

Dor muscular que pode ocorrer em diversas partes do corpo. Se manifesta quando um ponto específico é pressionado por fatores que incluem má postura no trabalho, excesso de exercício excessivo, movimentos repetitivos ou pancadas.

A dor é profunda e mal localizada e pode vir associados a problemas orofaciais (cefaleias tensionais, dor temporomandibular), cervicais, dorsais e lombares.

 

3. Síndrome de hipermobilidade

Apresentam dores generalizadas nas articulações do cotovelo, joelho, punho, dedos e face causando deformidades na arcada dentária e complicações de saúde, como artrite, distensões e lesões.

 

4. Doenças endocrinológicas

O sistema endócrino é composto por inúmeras glândulas, responsáveis pela produção hormonal do organismo. Em mau funcionamento, causam:

  • Problemas na tireoide
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Sede excessiva
  • Vontade frequente de urinar
  • Cansaço
  • Perda ou ganho de peso muito repentinas
  • Alterações na visão e tonturas

 

5. Deficiências vitamínicas

Deficiências cítricas de vitamina como C e D atrapalham a formação, crescimento e reparo de osso, pele e tecido conjuntivo, que se liga aos outros tecidos e órgãos e inclui tendões, ligamento e vasos sanguíneos. Podem causar cansaço, fraqueza, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.

 

6. Doenças gastrointestinais

Caracterizam-se por inflamação do intestino, estão associadas a deficiências nutricionais importantes. Os sintomas incluem diarreia, dor de estômago, enjoos, vômito, febre, perda de apetite, mal-estar e desidratação.

 

7. Doenças infecciosas

Causadas por agentes patogênicos, como vírus, bactéria, protozoário e verme, são caracterizadas por febre, cefaleia, cansaço, dor abdominal, sonolência, mal-estar.

 

E o que você faz quando está sentindo muitas dores? Para aliviar esse sintoma, muitas pessoas recorrem a medicamentos que são vendidos sem receita médica. Mas você sabia que tomar antiinflamatório para dor essa não é a melhor opção? Clique aqui e saiba quais são os perigos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE