Quem trabalha muitas horas sentado, tem maior risco de adquirir problemas na coluna. Esse quadro se agrava se somar a isso maus hábitos posturais e o sedentarismo, podendo aparecer ainda mais precocemente, entre 25 e 30 anos.
Quase metade dos brasileiros levam um estilo de vida sedentário e sem compromisso com seu bem-estar, gerando diversos danos ao corpo.
Por isso, vamos fazer uma alerta sobre esses maus hábitos e dicas do que fazer para viver com menos dor.
O que é sedentarismo?
O sedentarismo é um dos principais males da atualidade, caracterizado pela falta ou acentuada diminuição de atividades físicas.
Infelizmente, com a vida moderna, a situação está muito comum: as pessoas alegam falta de tempo e ficam mal habituadas, com tudo ao alcance das mãos, concentradas em um controle remoto.
E essa situação traz inúmeras consequências negativas para o organismo e a saúde do indivíduo. Entre elas, podemos citar:
1. Dores na coluna
O corpo inteiro sente quando o indivíduo possui hábitos sedentários. Sem uma prática regular de esportes e a correção preventiva da postura, os músculos de sustentação da coluna vão se tornando cada vez mais enfraquecidos, suscetíveis aos riscos de lesões e dores.
As dores mais comuns são as cervicalgias, localizadas na região cervical, decorrentes de posturas viciosas no trabalho, por exemplo.
Os tratamentos variam de acordo com as avaliações específicas e das detecções dos sintomas apresentadas. Mas, geralmente, são realizadas sessões de fisioterapias, infiltrações e exercícios, como pilates e RPG.
2. Postura corporal
A boa postura corporal evita cifose (conhecida como corcunda), escoliose, desvio da coluna e melhora a aparência dos seios caídos e da flacidez abdominal.
Para evitar problemas, os pais devem ficar atentos aos hábitos inadequados das crianças, como, por exemplo, o transporte de carga excessiva de material escolar em mochilas.
Já na fase adulta, é ideal fiscalizar as atividades diárias de vida, por exemplo, a maneira de se sentar e de se deitar, a quantidade de peso que carrega (inclusive em bolsas a tiracolo) e a prática de exercícios de forma errada.
Se você trabalha por muitas horas na mesma posição, faça alongamentos periódicos, caminhe um pouco nem que seja para tomar água e obedeça às regras básicas de ergonomia da sua empresa.
3. Hérnia de disco
Maus hábitos posturais, sedentarismo, obesidade e estresse são os principais propulsores da hérnia de disco, patologia causada por uma lesão nos discos que compõem a coluna vertebral.
As dores ocasionadas pela doença fazem com que atividades consideradas simples, como levantar da cama e realizar movimentos corriqueiros, se tornem difíceis.
A mudança e correção de alguns costumes podem prevenir o acometimento da hérnia de disco. E você pode, por exemplo, começar com essas mudanças de hábito:
- Mantenha a postura ereta para que não exista sobrecarga na coluna;
- Tome cuidado com o posicionamento da cadeira no trabalho;
- Alinha seus olhos com a altura do computador;
- Faça exercícios físicos para estabilizar a musculatura do abdômen e da coluna.
Como evitar o sedentarismo?
- Coloque movimento e ação na sua vida para ter uma vida mais saudável, livre do sedentarismo e das dores. Então, basta mudar seus hábitos diários e incluir alguns exercícios regulares para evitar uma série de males.
- Movimente-se nas atividades práticas do cotidiano: substitua o elevador pelas escadas. Não fique horas demais sentado, coloque um pouco de esforço físico em suas ações, prefira ir a pé aos lugares.
- Procure uma atividade física que se encaixe a sua rotina e que seja prazerosa: vale dança, luta, natação, caminhada, futebol. O importante é manter a regularidade, ao menos três vezes por semana.
- Invista em uma alimentação equilibrada, pois cuidar do peso corporal é uma atitude que evita dores posturais. Por isso, pessoas que estão acima do peso depositam uma sobrecarga na coluna vertebral e nos membros inferiores. Portanto, se, além de sedentário, você ainda está acima do peso, precisa de cuidado redobrado. A obesidade pode gerar dores crônicas no corpo.
Quer mais dicas para viver uma vida sem dor?Então baixe nosso ebook e saiba o que fazer para acabar com as dores na coluna. Cuide-se agora!