Doenças cardiovasculares, pressão alta e colesterol elevado são alguns problemas graves de saúde que estão relacionados à obesidade. Entretanto existem outros distúrbios, como alterações na postura, perturbação do sono, variações do humor e, ainda, a liberação de substâncias tóxicas no organismo. Portanto, o excesso de peso aumenta a chance de ocorrer processos inflamatórios no organismo.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de manter o peso ideal para levar uma vida com menos dores. Acompanhe!
Por que manter o peso ideal?
Ficar acima do peso gera desconfortos que vão além das questões estéticas. Muitas condições crônicas que causam dores são mais comuns em pessoas obesas.
A gordura em excesso provoca apneia do sono, por causa da quantidade de tecido adiposo na região da faringe. Provoca cirrose ou fibrose, devido à dificuldade do fígado de metabolizar os nutrientes. A diabetes, também é outro problema, pois o sobrepeso provoca maior resistência à ação da insulina que regulam os níveis de glicose.
E, muitas dores pelo corpo.
Conheça algumas das principais dores causadas pelo obesidade
- Dor na articulação: a gordura acumulada no organismo e nas articulações, aumentam as chances de ocorrer processos inflamatórios, como artrite. A doença atinge qualquer parte do corpo e é caracterizada por inflamação da cartilagem que reduz o atrito entre os ossos e diminuem o impacto gerado na hora dos movimentos.
Para controlar o quadro, aliviar as infecções e as dores é recomendado emagrecer. E adotar uma dieta rica em cúrcuma, gengibre, ômega-3, frutas cítricas e vermelhas.
- Dor no joelho, calcanhar e pés: calorias em excesso no organismo aumentam o peso e provocam problemas ortopédicos. Principalmente nos membros inferiores, como joelho, calcanhar e pés, responsáveis pela sustentação do corpo.
Como recebem muita pressão e são acometidos por lesões, as complicações devido à sobrecarga causam dificuldade de locomoção. E podem impedir ações comuns do cotidiano, por exemplo, permanecer em pé e andar;
- Dor na coluna: o suporte vertebral que sustenta o peso do corpo. Se a carga estiver em excesso, é difícil segurá-la ou distribuí-la, afetando a lombar. Somado a isso, existem os casos de postura incorreta, sedentarismo, compressão do nervo e desgaste das fibras externas do disco rígido, fazendo com que a dor se intensifique;
- Dor nos nervos: responsável pela inervação dos membros inferiores, o nervo ciático sente diretamente o impacto das estruturas do corpo. Principalmente da coluna lombar, que suportam os quilos a mais na balança e a musculatura fraca por falta de exercícios.
Qual o tratamento indicado?
Não existe um tratamento específico para as dores no corpo resultantes da obesidade. Geralmente, adquirir um estilo de vida mais saudável já é suficiente para aliviar algumas dores nos obesos. Você pode, por exemplo começar, mudando:
- Hábitos alimentares pouco saudáveis
- Postura correta
- Boa noite de sono
- Rotina de atividades físicas
Alguns casos que dificultam a perda de peso devem ser investigados mais a fundo, como ansiedade, baixa autoestima e falta de motivação. Talvez seja necessária a ajuda de outros profissionais da saúde.
Fique atento aos sinais de alerta para dores crônicas e cuide-se agora mesmo.
Caso a dor persista procure um centro especializado em tratamento da dor a fim de avaliar seu caso e indicar um método adequado.