Artigos do nosso Blog

Saiba o que é a fibromialgia e quais seus tratamentos

A fibromialgia é uma doença bastante comum, que se caracteriza pela dor generalizada em músculos, tendões e ligamentos em diferentes partes do corpo.

Embora ainda não haja uma única causa específica ligada ao aparecimento da síndrome, as causas mais prováveis estão relacionadas a uma mudança no cérebro provocada por cargas muito elevadas de estresse, sensibilidade genética ou traumas físicos ou psíquicos.

Sintomas da fibromialgia

Dor crônica e generalizada, indisposição, fadiga, dificuldade para dormir e rigidez dos músculos são alguns dos sintomas que acometem quem sofre da doença.

A fibromialgia, além de não ter cura, é de difícil diagnóstico por ter sintomas muito parecidos com outras complicações de saúde.

Como é feito o diagnóstico então?

Geralmente o diagnóstico é feito clinicamente, por meio da análise do histórico de sintomas e testes físicos, já que não existem exames específicos para detectar a fibromialgia.

O que o médico pode fazer é, em alguns casos, solicitar exames de sangue para descartar outras doenças com sintomas similares.

Embora muitas vezes a dor seja generalizada, existem alguns pontos específicos do corpo que são mais afetados durante as crises de fibromialgia, sendo que uma das formas de diagnóstico consiste, inclusive, em se pressionar cada um dos pontos e avaliar a intensidade da dor.

Entre esses pontos estão:

  • parte da frente e trás do pescoço;
  • parte de trás dos ombros;
  • Cotovelos;
  • parte superior das nádegas;
  • joelhos; e
  • quadril.

Tratamentos para a fibromialgia

Embora não exista cura para a fibromialgia, existem tratamentos que podem auxiliar a aliviar os sintomas da doença, diminuir as crises de dor e garantir maior qualidade de vida aos pacientes.

O tratamento deve ser orientado pelo médico especialista em Dor Crônica que, além dos bloqueios anestésicos, medicamentos e acupuntura, poderá direcionar o paciente a um acompanhamento com psiquiatra, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico, com o objetivo de controlar o quadro de dor, melhorando, assim, a qualidade de vida. O tratamento inclui:

  • Bloqueios anestésticos;
  • Acupuntura;
  • Medicamentos;
  • Acompanhamento fisioterápico;
  • Atividades físicas;
  • Complementos vitamínicos.

Bloqueios anestésicos

Bloqueios anestésicos são procedimentos realizados com o uso de anestésicos locais por diferentes vias. Auxiliam no controle do quadro de dor do paciente por períodos de dias ou semanas.

Medicamentos

Medicações específicas de ação periférica ou central que auxiliam o paciente a lidar com problemas de sono, ansiedade e depressão – sintomas que na maioria dos casos estão relacionados à fibromialgia.

Acupuntura

Utilizando-se agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor, a acupuntura pode ser utilizada como apoio ao tratamento, ajudando o paciente a lidar com os sintomas, além de promover um maior bem-estar mental e psicológico.

Fisioterapia

Para melhorar os movimentos, recomenda-se fazer fisioterapia ao menos de duas a três vezes por semana.

Por meio de alongamentos, exercícios e massagens, pode-se ajudar a aliviar os sintomas e promover o relaxamento dos músculos.

Atividade física

Exercícios que ajudam a fortalecer os músculos e aliviar a dor também podem ser importantes aliados no tratamento da fibromialgia.

Entretanto, como a realização de atividade física em excesso pode provocar crises de dor, qualquer exercício deve ser feito sob orientação médica.

Alimentação e complementos vitamínicos

Ingerir alimentos ricos nesses nutrientes também auxilia no tratamento da fibromialgia, já que esses nutrientes ajudam a relaxar os músculos, melhoram a circulação, evitam a fadiga muscular e têm ação antiinflamatória.

Abacate, beterraba e semente de nozes são alimentos pertencentes a grupos alimentares, dentre muitos outros, que podem ser consumidos com esse propósito.

Para receber artigos sobre esse e outros temas importantes ligados à saúde, assine nossa newsletter!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE