Artigos do nosso Blog

Nutrólogo ou Nutricionista. Você sabe a diferença?

Nutrólogo ou Nutricionista

Não vamos chegar a dizer que essa é uma dúvida comum, pois muita gente sequer ouviu falar em Nutrólogo. Mas quem já se deparou com essa especialidade confunde sua atuação com o Nutricionista, achando se trata da mesma coisa. Na verdade, ambos trabalham com nutrição, mas existem papéis específicos para cada uma dessas especialidades. Vem entender a diferença entre nutrólogo ou nutricionista e saiba com quem deve marcar uma consulta.

Vamos abordar um pouco sobre cada um, explicando as principais diferenças e atuações.

 

Principais diferenças: Nutrólogo ou Nutricionista

As duas áreas estão ligadas à alimentação, mas com enfoques diversos. A função de ambos é a correção de desequilíbrios nutricionais e a reeducação alimentar, analisando as deficiências e excessos de cada metabolismo e indicando a ingestão correta de produtos.

A diferença básica entre Nutrólogo e Nutricionista é a formação acadêmica: cada profissional é apto a atuar em determinados casos. Outra distinção é a autorização ou não para prescrever medicamentos.

Os Nutrólogos diagnosticam as causas do motivo do ganho ou perda de peso de um paciente. E podem relacionar o problema do paciente com outras áreas, por exemplo, oncologia, cardiologia e medicina esportiva. Além de ajudar a melhorar nossas refeições, relaciona os produtos que consumimos para prevenção e até tratamento de doenças.

Os Nutricionistas têm um conhecimento mais específico sobre os mantimentos, prescrevem dietas visando corrigir o peso e preservar a saúde. Atuam com reeducação alimentar, objetivando a harmonia do organismo e o bem-estar do paciente.

 

Qual o papel do Nutrólogo?

O Nutrólogo é um profissional formado em Medicina, com pós-graduação na área de Nutrologia. Ele faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar, sendo autorizado a prescrever remédios para o controle de patologias.

Contribui na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida dos pacientes ao atuar com:

avaliação da carência ou do excesso de nutrientes no organismo por meio de exames específicos. Diagnosticando precocemente os desequilíbrios nutricionais;

  • prescrição de dietas e medicamentos para cada tipo de disfunção ou doença alimentar, como diabetes;.
  • auxilia a nutrição via endovenosa aos pacientes hospitalizados;
  • atendimento a pacientes que necessitam de Nutrição Enteral em conjunto com Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional – com médicos de outras especialidades e profissionais da área da saúde;
  • parcerias com a indústria alimentícia e farmacêutica para incluir alimentos nutricionalmente mais adequados no mercado e avanços terapêuticos;
  • acompanhamento nutricional de atletas, que realizam atividades de alto gasto de energia metabólica, buscando melhora no desempenho;
  • nutrição da terceira idade, com objetivo de facilitar a digestão e absorção de determinados nutrientes.

O Nutrólogo tem uma visão ampla da saúde, semelhante a um clínico geral, tratando doenças como obesidade, desnutrição, transtornos. Assim como intolerâncias à lactose e outras alergias alimentares.

 

Qual o papel do Nutricionista?

O Nutricionista é o profissional com curso superior em Nutrição. Ele elabora cardápios e sugere mudanças nos hábitos alimentares para cada tipo de metabolismo, mas sem prescrição de medicamentos.

Suas principais funções são:

  • verificar as deficiências e excessos nutricionais do indivíduo para indicar uma dieta equilibrada;
  • promover a educação alimentar e a ingestão de produtos de forma saudável;
  • definir cardápios de refeições em restaurantes e empresas;
  • controlar a qualidade das matérias-primas, o preparo dos alimentos e a higiene do processo;
  • prescrever dietas individuais e personalizadas de acordo com o ritmo do paciente, nutrientes que o organismo precisa, auxiliando emagrecimento;
  • solicitar exames necessários para diagnosticar as deficiências e os excessos na alimentação.

O Nutricionista é muito importante, pois uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, diminui o risco de infartos e doenças crônicas.

 

Nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da nossa saúde, então, a preocupação com o que ingerimos e a quantidade de nutrientes que são absorvidos pelo organismo tem se tornado constante.

Agora que você já sabe se deve procurar um nutrólogo ou nutricionista, continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma dica de saúde!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE