[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você não desgruda do celular? Passa horas no whatsapp, instagram, Facebook, jogando joguinhos? Então temos um alerta importante para fazer: a “Text Neck” (ou pescoço de texto) é a “nova” síndrome que tem causado grande preocupação em ortopedistas e fisioterapeutas. Ainda não sabe do que estamos falando. Então entenda logo a seguir!
A utilização smartphones e tablets está em franco crescimento. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas possuem um desses aparelhos (ou até mesmo os dois). E a estimativa é que essa quantidade possa triplicar até o final de 2018.
Mas qual é o problema disso? Pare um pouco e observe uma pessoa com o celular na mão. Observe bem a postura dela. Provavelmente o pescoço está inclinado para frente, forçando uma curvatura na coluna.
Aí é que está o problema. A posição incorreta pode provocar intensas dores no pescoço, como se eles estivesse “queimando”.
Essa questão é realmente muito séria. Tanto que médicos do mundo inteiro já consideram o quadro como uma síndrome, associada ao crescente número de problemas cervicais reportados pelo mundo.
Quais são os principais sintomas e como prevenir?
As dores intensas e debilitantes da postura incorreta atingem a região da coluna cervical. E com o passar do tempo, esses sintomas do pescoço de texto podem se agravar, provocando inflamação e/ou lesão que podem ir da cabeça às costas.
Os sintomas mais frequentes são:
- Dor no pescoço
- Dor de cabeça
- Dor cervical
- Dor nas costas
- Dor no ombro
- Rigidez muscular (em geral resultante de um espasmo muscular e ombro dolorido)
- Formigamento ou dormência de membros superiores (em casos mais graves)
- Incômodo atrás de um olho
E a tensão provocada na musculatura ainda pode ter outras consequências, como: artrose precoce (desgaste na cartilagem das articulações) e hérnia de disco.
Para prevenir essa síndrome, as principais recomendações são: diminuir o uso de aparelhos eletrônicos e manter uma boa postura corporal.
Quer melhorar as dores e evitar que que o pescoço de texto continue? Veja a seguir algumas dicas importantes para mudar seus hábitos agora mesmo:
- Esteja atento ao modo como você usa o seu celular. O ideal é levantar o aparelho na altura dos olhos, ao invés de abaixar o pescoço em direção ao dispositivo.
- Evite ficar muitas horas usando o smartphone ou tablet.
- Ao invés de abaixar o pescoço para usar o aparelho, coloque-o o mais próximo da altura dos seus
- Digite com os polegares para prevenir casos de tendinite no dedão.
- Faça alongamento e atividades físicas para relaxar e fortalecer a musculatura
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_cta h2=”Dor nas Costas?” h4=”BAIXE NOSSO EBOOK” txt_align=”center” color=”blue” add_button=”bottom” btn_title=”BAIXE GRÁTIS” btn_color=”primary” btn_size=”lg” btn_align=”center” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fmateriais.salvadorclinicadador.com.br%2Febook-dor-nas-costas|title:%5BEBOOK%5D%20Dor%20nas%20Costas%3F%20Nunca%20mais!||”][/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Já estou sentindo dores, o que posso fazer?
A recomendação é que seja feito um repouso imediato, mudança de hábito e levar uma vida mais saudável e ativa.
Alguns exercícios também podem ajudar a aliviar as dores cervicais, provocadas pelo pescoço de texto, o uso crônico de aparelhos eletrônicos. Veja a seguir algumas dicas:
- Formando um círculo imaginário, movimente o pescoço de um lado para o outro. Descanse por 30 segundos e repita o movimento.
- Faça movimentos com os ombros para trás e para frente, por no máximo 10 vezes.
- Segure a cabeça com uma mão, leve sua cabeça em direção ao ombro e segure por cerca de 10 vezes. Faça isso dos dois lados
- Faça movimentos para trás e para frente. Leve a cabeça para trás, focando o olhar no teto e depois leve o pescoço para baixo, focando o olhar no chão
É bom repetir esses movimentos a noite, antes de dormir e pela manhã, ao acordar.
Você também pode colocar uma compressa de gelo ou fazer massagens na região, tomar um banho quente e/ou tomar analgésicos. E em casos mais graves, devem ser adotadas medidas de reabilitação como fisioterapia, pilates, rpg, acupuntura, etc..
Mas, é muito importante entender que essas dicas são para alívio momentâneo da dor. Se ela ficar muito incômoda, não melhorar com medicamentos e permanecer por mais de 3 dias, faça uma consulta médica.
Nós da Salvador estamos aptos a solicitar exames que verificam a causa e gravidade das lesões. E, claro, indicar o melhor tratamento a ser seguido para acabar com a dor cervical.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso Facebook e Instagram para saber mais dicas![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]