Nos dias de hoje, é cada vez mais comum encontrar pessoas que sofrem com os sintomas do estresse, principalmente quem vive e trabalha nas grandes cidades.
O que muita gente não sabe é que, além dos sinais mais óbvios como irritação, problemas de concentração e impaciência, o estresse pode causar inúmeros outros males ao corpo, provocar o aparecimento de doenças e prejudicar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de quem não consegue lidar com ele.
Vamos entender mais sobre o stress:
Um estudo feito pelo Instituto Benenden, por exemplo, constatou que podemos “perder” até duas horas do nosso dia por causa do estresse, seja pensando demais nos problemas ou lutando para conseguir dormir. Além do mais, entre os dois mil entrevistados pelo estudo, quase 50% alegou que já tiveram problemas de saúde diretamente relacionados a ele.
Quando surge como uma resposta automática do organismo a uma situação de tensão ou perigo, o estresse pode ser até benéfico, pois nos ajuda a enfrentar situações que exigem uma ação rápida.
O problema é quando ele se torna recorrente e é de natureza psicológica, pois são nesses casos que podem aparecer doenças como hipertensão, úlceras, dores musculares,queda de cabelo, emagrecimento ou ganho de peso exagerado e, em casos mais graves, pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Embora o cenário não pareça dos mais favoráveis, a boa notícia é que hoje existem inúmeras formas de combater o estresse e ter uma vida com mais qualidade, apesar da correria do dia a dia.
A primeira delas consiste em ter uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades nutricionais do nosso organismo, pois durante crises de estresse, é comum que nosso organismo use alguns nutrientes em maior quantidade, como antioxidantes e vitamina C. Logo, se não houver uma reposição adequada desses nutrientes, a doença pode se agravar.
Além disso, uma alimentação rica em alimentos refinados e industrializados também pode agravar um quadro de estresse, por isso é essencial buscar a orientação de um profissional para indicar a dieta mais adequada para nossa saúde.
Outro fator que está diretamente relacionado ao estresse é a nossa postura. Quando estamos tensos, naturalmente nossos músculos se contraem, provocando dores em diversas regiões do corpo, prejudicando a saúde da coluna e do organismo em geral.
Para combater esses problemas, técnicas como RPG, acupuntura e fisioterapia, podem ser excelentes ferramentas para diminuir a dor, relaxar os músculos e realinhar a postura, influenciando diretamente no humor e diminuindo o nível de estresse.
Concluindo:
O stress está presente em algum momento na vida de praticamente todas as pessoas, seja no trabalho, em casa ou no trânsito. Entretanto, precisamos entender que ele não precisa fazer parte da nossa rotina e que podemos buscar maneiras de combatê-lo e evitarmos danos maiores.
Para isso, cuidar da nossa alimentação, do nosso corpo e da nossa mente diariamente, são os melhores remédios para viver uma vida mais plena e aproveitar nosso tempo com a qualidade que tanto buscamos.