Artigos do nosso Blog

Bloqueio anestésico: como funciona e para que serve?

Bloqueio anestésico: como funciona e para que serve?

Com os novos hábitos de vida e o aumento da longevidade sem qualidade ou cuidados, vem crescendo o número de dor no corpo da população, um mecanismo de defesa para avisar que algo não vai bem.

As dores são causadas por reflexos, distensões musculares, infecções ou inflamações. Até posturas inadequadas, frente ao computador, por exemplo, podem gerar problemas à saúde.

Um procedimento usado pela medicina para auxiliar nesses casos recebe o nome de bloqueio anestésico. É uma injeção de medicação, normalmente uma anestesia ou um anti-inflamatório, que interrompe os impulsos sensoriais de uma região específica do corpo, diminuindo ou até eliminando a dor.

A ação dos bloqueios varia em cada paciente e depende das patologias envolvidas. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre suas aplicações e duração do efeito.

Aplicação do bloqueio anestésico

Os bloqueios são realizados com orientação médica, que recorre aos métodos de imagem, como raio-x, ultrassonografia ou ressonância magnética, e exames de sangue, para infiltrar medicamentos específicos (anestésicos, anti-inflamatórios ou outras substâncias) de maneira mais precisa e segura nos pacientes.

O procedimento é usado como caráter interdisciplinar de tratamento à dor, de acordo com o perfil de cada um. É caracterizado por três finalidades:

  • Prognóstico: indicado para alívio de dor proveniente de doenças, como o câncer pancreático. Prevê os resultados de determinadas intervenções;
  • Diagnóstico: feito para localizar anatomicamente a origem da dor, determina as áreas de causa, diferenciando dor somática da visceral, guiando o médico;
  • Terapêutico: utiliza técnicas de injeção simples ou contínua (com utilização de cateter) como parte de medicamento da dor aguda ou crônica proveniente de cirurgias, grandes curativos, manipulação de articulações rígidas, alongamentos musculares. Pacientes com histórico recorrente de dor de cabeça podem utilizar a prática, melhorando a qualidade de vida.

A técnica de injeção para tratamento da dor é rápida e eficaz. Geralmente, é realizada em uma clínica apenas com anestesia local e duração de 20 a 30 minutos.

Após o processo, o paciente pode retornar normalmente para casa. Dentro de 1 a 4 semanas, ele é acompanhado e reavaliado.

Efeito do tratamento injetável

A medicina da dor avança cada vez mais na busca de cuidados, técnicas e ferramentas para a cura das síndromes dolorosas.

Os resultados variam individualmente e dependem das patologias tratadas. Em alguns casos, os sinais dolorosos podem desaparecer de forma definitiva. Assim, cirurgias agressivas podem ser evitadas.

Normalmente, o efeito pode acabar dentro de horas ou semanas. Alguns efeitos colaterais e riscos de bloqueios: aumento da glicemia (se associado com corticoides), rash cutâneo (tipo de reação alérgica na pele), sangramento (caso tenha problemas de coagulação do sangue), hematoma e infecção no local de aplicação.

A habilidade do profissional e seu conhecimento sobre a patologia para a realização do bloqueio anestésico são fundamentais ao procedimento.

Portanto, procure uma clínica especializada, busque indicações do médico, faça os exames recomendados e deixe o profissional aconselhar se o tratamento é adequado para você. Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas e informações sobre o bloqueio anestésico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE