Artigos do nosso Blog

Entenda a acupuntura no controle da dor

Salvador-acupuntura-no-controle-da-dor

O uso mais conhecido da acupuntura no controle da dor é no tratamento das dores musculares. Entretanto, por sua versatilidade, o método pode ser usado em vários outros tipos de dor, como a fibromialgia e as cefaleias.

Mas nem todo mundo sabe disso. Por isso, vamos explicar melhor o que é o método e quando e como ele pode ser usado.

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma técnica de medicina chinesa em que se usa a inserção de agulhas em cerca de 400 pontos ligados aos principais nervos do corpo humano que têm comunicação direta com o Sistema Nervoso Central (cérebro) e podem ser estimulados para controle da dor e reabilitação do trauma.

A acupuntura estimula o sistema supressor da dor que vai além do tratamento de diversas dores: tem ação anti-inflamatória, relaxante muscular, ajuda no controle de variadas funções orgânicas e melhora da imunidade.

Qual a indicação da acupuntura no controle da dor?

Quando praticada por profissionais especializados, a acupuntura é segura e capaz de ser utilizada sem riscos ao paciente. Mas, quando realizada por pessoas sem a devida qualificação, ela pode se tornar um procedimento prejudicial ao organismo. Nesses casos, há diversos tipos de complicações. Entre elas: desmaios, lesões em alguns nervos, perfuração do pulmão e até óbito.

A acupuntura é a técnica mais completa para tratamento da dor, alcançando 90% de eficácia, melhorando muito a qualidade de vida e a vontade de viver do paciente. É usada para controlar as seguintes dores ou doenças:

• Ortopédicas: dores da coluna vertebral causadas por hérnia de disco ou bico de papagaio, desvio postural e tensão muscular;
  • Reumáticas: dores nas degenerações articulares, como artrites, artroses, osteoartrose, periartrite e fibromialgia;
  • Gastroenterologia: síndrome do intestino irritável, gastrite, constipação ou mau funcionamento intestinal;
  • Ginecologia: tensão pré-menstrual, cólica, hemorragia uterina, dismenorreia primária, pré e pós-menopausa;
  • Neurologia: cefaleia, enxaqueca, tratamento das sequelas do derrame cerebral ou acidente vascular encefálico, paralisia facial, mal de Parkinson;
  • Otorrinolaringologia: rinite, sinusite, tontura e labirintites;
  • Pneumologia ou respiratória: asma, bronquite e tosse;
  • Psiquiatria e desordens de origem emocional: estresse, ansiedade, insônia, depressão, hiperatividade e pânico;
  • Cardiologia: hipertensão arterial leve e arritmias.

É importante salientar que em certas doenças a acupuntura funciona como tratamento complementar, com objetivo de potencializar o efeito de medicamentos.

Como a acupuntura alivia a dor?

As agulhas utilizadas nas sessões de acupuntura são pequenas, finas e não possuem ponta. Assim, não causam dor ao paciente, apenas um leve incômodo inferior àquele provocado pela dor.

Normalmente são feitas sessões semanais de acupuntura, mas a recomendação correta é prescrita pelo médico de acordo com os sintomas e a necessidade do paciente. É possível perceber uma melhora no padrão de dor desde a primeira sessão. Em caso de lesão crônica, o efeito é melhor percebido a partir da quinta sessão.

A acupuntura atua diretamente sobre a causa da dor, agindo sobre as fibras nervosas responsáveis por conduzir os impulsos dolorosos. Uma vez que os bloqueios são removidos, então, a dor vai dissipar.

O conhecimento científico da acupuntura possibilita classificá-la como importante prática para a promoção da saúde, sensação de bem-estar físico e emocional, além do tratamento de alterações funcionais diversas, equilibrando o funcionamento do corpo.

Quer saber mais sobre a acupuntura no controle da dor? Curta nossas redes sociais e acompanhe as dicas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!