Com tempos corridos, não é raro deixar nossa saúde de lado e focar mais no sucesso profissional e financeiro. E assim, vamos levando as dores no corpo durante dias e dias.
O que muitas pessoas não percebem é que isso pode ter influências significativas no organismo. É possível que as emoções desencadeiem condições físicas, pois nossos pensamentos e atitudes possuem uma relação próxima com as reações do corpo. Os sentimentos ou o humor, por exemplo, também podem transformar a forma como reagimos à dor.
Aqui nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre essa relação. Dar dicas simples para melhorar sua saúde e aumentar a disposição para realizar, com menos dificuldade, as tarefas do dia a dia.
Dores no corpo
Cada pensamento gera uma emoção e, consequentemente, uma reação bioquímica que se manifesta no nosso corpo por meio de três sistemas: sistema imunológico, sistema nervoso central e sistema endócrino.
E assim, não há como negar que as dores emocionais são sentidas fisicamente no nosso corpo em forma de desconforto, dores ou tensão. Emoções negativas, por exemplo, medo, tristeza, raiva, ressentimento, inveja, ciúme, deixam-nos fracos e demandam nossa vitalidade e energia, favorecendo o aparecimento de agentes patogênicos.
Já as emoções positivas transmitidas em pensamentos de amor, alegria, gratidão, compaixão, fé, confiança, tornam o organismo mais resistentes às doenças.
Veja quais partes do corpo são afetadas pelas dores emocionais:
- Dor de cabeça: geralmente, acontece por causa da pressão do dia a dia, o estresse e a sobrecarga de atividades e de trabalho. Além da falta de tempo para o lazer e relaxamento.
- Dor no pescoço: falta de flexibilidade, intolerância e teimosia podem levar à dor. Pois quando nos culpamos por determinado acontecimento, geramos um acúmulo de pressão nessa área.
- Dor e sensação de peso nos ombros: se não for lesão, aposte em problemas mal resolvidos na sua vida. Como, por exemplo, olhar negativo para as experiências vividas e pressão para tomar decisões.
- Dor nas costas: pode ser um sinal de que a pessoa não se sente amada, apoiada, segura sentimentos e não expressa emoções.
- Dor na região lombar: está relacionada a problemas de finanças ou instabilidade relacionada ao emprego.
- Rigidez nos cotovelos: deve-se a uma resistência às mudanças ou novos desafios. E, também, à dificuldade em se adaptar a diferentes ambientes.
- Dor nas mãos: pode ser sinal de problemas para interagir com as outras pessoas. Uma resistência em se entregar às emoções e aos relacionamentos.
- Dor nos joelhos: está relacionada aos sentimentos de vaidade, orgulho, falta de humildade e inflexibilidade.
- Pés doloridos: os pés são reflexos das nossas satisfações, da falta de alegria, de reconhecimento das qualidades, da ausência de desejo de ser feliz.
- Estômago dolorido: pode estar relacionado a alguma situação que não foi processada corretamente e está remoendo você.
Como tratar
Podemos ter domínio sobre o que sentimos e pensamos. Assumir a responsabilidade pelos pensamentos, cuidar bem da sua saúde mental e emocional, curando o corpo.
Adote práticas saudáveis que ajudam a lidar com emoções e pensamentos e melhoram a saúde: meditação, exercício físico, atividade criativa e artística, exercícios de relaxamento profundo.
Para acabar com as dores no corpo, o mais recomendado é marcar uma consulta médica para um diagnóstico preciso. Mas existem alguns tratamentos que são indicados com mais frequência, por exemplo:
- Fisioterapia: ajuda a recuperar os movimentos, tratar as dores e ainda prevenir doenças.
- RPG ou Reeducação Postural Global: trata dores de origem postural, melhora desvios e alterações no corpo.
- Acupuntura: técnica que utiliza método chinês de inserção de agulhas. Os impulsos dolorosos são redirecionados para longe do cérebro, fazendo com que as dores na região diminuam.
- Bloqueio anestésico: trata-se de uma injeção medicamentosa que age para interromper os impulsos sensoriais da região dolorida do corpo.
Quer mais dicas para viver uma vida sem dor? Então, baixe nosso ebook e saiba o que fazer para acabar com as dores na coluna.