Artigos do nosso Blog

Bolsa de água quente ou gelo? Veja as diferenças no tratamento de lesão

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Bolsa de água quente e gelo são técnicas simples para aliviar a dor em lesões. Mas eles causam resultados diferentes no corpo e é importante saber definir em qual situação utilizar cada método. A seguir, vamos acabar com essa dúvida muito comum sobre tratamento de lesão.

 

Lesão, gelo ou bolsa de água quente?

O uso de gelo e bolsa de água quente é comum quando as pessoas se machucam, seja praticando esporte, em situações de trauma, contusões ou dores musculares.

Esses recursos podem aliviar dores, inchaços e inflamações, sendo de simples utilização, bastante acessíveis, feitos em casa.

Mas é preciso investir no tratamento certo, pois os métodos causam resultados diferentes no corpo e, se usados de forma errada, podem agravar o caso.

Para evitar problemas, veja as indicações sobre o uso de bolsa de água quente ou gelo nas lesões.

 

Quando usar gelo

O gelo é um anti-inflamatório e analgésico natural, tornando-o indicado para diminuir o fluxo sanguíneo local, reduzir o inchaço e amenizar inflamações imediatamente após um trauma, pancada, dor de dente, tendinite, torções e esporte de impacto.

O frio emitido pelo gelo diminui a temperatura na área lesionada. Dessa forma, contrai os fluidos e a vasodilatação das veias e artérias, drenando o edema ou hematoma formado.

O indicado é usar gelo, compressas frias ou até tomar um banho com água bem gelada nas 48 horas seguintes ao ocorrido para ter bons resultados.

Repita o procedimento três vezes ao dia durante, por 20 minutos. E adote alguns cuidados:

  • evite usá-lo em extremidades, como dedos, nariz, cotovelo e joelhos, pois a temperatura baixa pode agredir as estruturas nervosas do local;
  • não deixe o gelo parado no mesmo local por mais de um minuto para não causar queimaduras locais;
  • proteja a pele com uma camiseta ou pano fino para não machucar a região.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_cta h2=”Se você sente dores nas costas, esse ebook é pra você!” h4=”BAIXE AGORA!” txt_align=”center” color=”sky” add_button=”bottom” btn_title=”BAIXE AGORA” btn_color=”blue” btn_size=”lg” btn_align=”center” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fmateriais.salvadorclinicadador.com.br%2Febook-dor-nas-costas|title:%5BEBOOK%5D%20Dor%20nas%20Costas%3F%20Nunca%20mais!|target:%20_blank|”][/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Quando usar água quente

A água quente gera calor que é um potente vasodilatador. Por isso, ajuda no relaxamento muscular, aumenta o fluxo sanguíneo local e melhora a mobilidade. Pode também trazer conforto para as articulações que estão em estado de contração ou apresentam algum problema crônico.

Sendo assim, é indicada para ser utilizada em casos de tensões musculares esporádicas, dor muscular, hematomas, furúnculo, torcicolo e antes de exercícios físicos.

Aposte em uma bolsa, compressa ou até toalha embebida em água aquecida. É importante alertar que o calor não pode ser usado por um tempo excessivo, para que não ocorra queimadura nem sangramento na região tratada.

O mais indicado é que você deixe-a agir até esfriar, em temperatura sempre suportável. Outras recomendações:

  • nunca use água quente logo após uma lesão com sinais graves de inflamação;
  • o paciente deve ficar confortável com a temperaturas, portanto não precisa estar muito quente;
  • utilize água morna para aliviar a dor muscular em qualquer região do corpo, em especial nas costas ou no peito;
  • evite o uso de calor quando estiver com febre, para não aumentar a temperatura.

Qual o melhor tratamento de lesão?

Fazer a escolha certa entre usar gelo ou bolsa de água quente em lesões é fundamental para a eficácia do tratamento. Ambos são analgésicos e algumas regras podem ajudar a definir qual a melhor técnica.

  • O gelo diminui a temperatura na área lesionada, por isso pode ser usada após traumas.
  • A água quente gera calor que provoca o relaxamento muscular, indicada em casos de dor.

Em qualquer situação, é indispensável consultar um médico especialista para diagnosticar o real motivo da lesão e tratá-la de forma correta.

 

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre tratamento de lesão e outras dicas para viver melhor sem dor![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE