Não há dúvidas sobre os benefícios que a tecnologia trouxe para a vida de cada um de nós. Mas, assim como qualquer outra coisa, ela também tem seus malefícios. E o que vamos tratar em nosso artigo de hoje é sobre os males que um computador podem trazer para as pessoas – desde dor de cabeça até dor nos olhos.
Esses são problemas que já atingem grande parte da população, graças à necessidade que todos temos de estar constantemente em frente a telas, seja de computadores, televisores, celulares, etc.
Dessa forma, desenvolvemos a chamada Síndrome da Visão do Computador, que tem como alguns sintomas dor de cabeça, olhos secos e vermelhos e vista embaçada.
Síndrome da visão do computador
Estima-se que até 90% das pessoas que trabalham em frente a computadores já podem ter experimentado algum desses sintomas, que podem estar relacionados à SVC (Síndrome da Visão do Computador).
Porém, esse é um problema que não se limita somente a quem trabalha em frente a computadores. Ele também pode afetar qualquer pessoa que passe algum tempo suficientemente longo em frente a alguma tela luminosa.
Crianças e adolescentes, utilizando videogames ou celulares por um período mais longo também estão sujeitas a esses problemas.
Vista cansada
Brasileiros passam em média 29,7 horas por mês online. Porém, esse número leva em consideração pessoas que passam pouquíssimo tempo em frente a computadores ou mesmo aqueles que não possuem acesso à tecnologia.
Dessa forma, existem aqueles que passam grande parte do dia em frente a uma tela, podendo chegar a mais de 12 horas por dia.
Por isso é cada vez mais comum jovens sendo diagnosticados com vista cansada, um mal que é comumente associado a pessoas mais velhas.
Dor de cabeça
A dor de cabeça proveniente da Síndrome da Visão do Computador se deve ao fato do esforço repetitivo de se enxergar o que é mostrado em telas de computadores, televisores, celulares, dentre outros.
Como citam especialistas, é um mal semelhante a qualquer outro tipo de lesão que se dá por esforço repetitivo – nesse caso, o de enxergar melhor.
É importante que, ao primeiro sinal de desconforto, descanse sua visão por alguns instantes. Ou, se os sintomas persistirem, busque um médico de sua confiança para que seja feito o devido diagnóstico.
Baixa produção de lágrima
Ao focar toda a sua atenção em enxergar melhor o que está sendo mostrado em uma tela, é comum que você se esqueça até mesmo de atos involuntários como o de piscar. E, como piscar é necessário para a produção de lágrima, seus olhos ficam vulneráveis a diversos males.
A lágrima contém substâncias antibacterianas que defendem os olhos de diversos agentes externos, além de ser responsável pela lubrificação dos olhos.
Assim, sua falta pode ocasionar um possível ressecamento dos olhos.
O normal é uma pessoa piscar cerca de 16 vezes por minuto. Porém, durante suas horas em frente a uma tela, esse número pode cair para até 4 vezes.
Dicas para manter a saúde dos olhos
Especialistas citam algumas dicas para que você possa manter a saúde dos seus olhos e evitar os sintomas da SVC, como a dor de cabeça ou a dor nos olhos. Fique atento:
- A cada 20 minutos em frente a uma tela de computador, faça pausas de 20 segundos. Ou, se o tempo for de 1 hora, tenha entre 5 a 10 minutos de descanso. E, durante esse tempo, foque em algum objeto que esteja a pelo menos 6 metros de distância;
- Pisque o máximo de vezes que você conseguir, por mais que esse seja um gesto involuntário do nosso corpo;
- Mantenha a tela do computador sempre limpa. Isso ajuda a diminuir o esforço focal dos nossos olhos;
- Mantenha o monitor a uma distância entre 45 e 70 cm de distância de seus olhos durante o tempo em que estiver utilizando-o; e
- O monitor deve estar na mesma altura dos seus olhos. Isso ajuda a evitar esforços desnecessários e também a manter uma boa postura durante o tempo em que você estiver concentrado.
Ao seguir essas dicas você estará evitando uma série de desconfortos e práticas ruins à sua saúde. Ao perceber que algum incômodo persiste, não deixe de consultar um médico.
Você já passou por alguma dessas situações? Fale com a gente!